quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Governo não tem plano de desenvolvimento do país?!...

Infelizmente, e para nosso desespero, o governo de Passos Coelho mostra não ter plano de desenvolvimento para o nosso país. Embora sejam membros do governo alguns "técnicos", muitos deles mostram uma incompetência enorme para orientar as necessidades de organização e desenvolvimento do Estado.

Refiro aqui alguns casos flagrantes (que detectei por acaso, sem pesquisa sistemática):

Secretário de Estado dos transportes propõe redução da velocidade máxima do metro de 60 para 45 km/h - É duvidoso que a esta velocidade (melhor dizendo, rapidez) o metro consuma menos. O que se designa desempenho máximo do comboio ("train") é cerca de 60 km/h. Ao reduzir-se esta velocidade o efeito de inércia e atritos do comboio predominam e os gastos aumentam. O governo devia consultar especialistas nesta área antes de tomar medidas à la "gestor".

Outra evidencia da falta de informação de outros membros do governo (pelo menos aparenta ser, embora não duvide que este ministro tenha grande competência na sua área específica da economia, mas esta sessão na Assembleia revela grande falta de conhecimento sobre a realidade do país).







Até certo ponto pode-se compreender que um ministro tenha uma compreensão profunda do todo, não necessariamente de alguns aspectos específicos. Mas já um secretário de estado, esse é suposto ser o "técnico", aquele que conhece com profundidade todo e qualquer dossier. Será esse o caso neste e noutros governos? É claro para todos que este governo não tem uma visão estratégica para Portugal, não se mostra conhecer em profundidade os problemas reais do país e não se conhece estratégia para potenciar o seu desenvolvimento económico e social. Os argumentos do governo para "convencer" a população são redundantes, apenas referem que gastamos para lá das nossas possibilidades (como tal pode ser se 1/4 da população está no limiar da pobreza e os restantes ainda são remediados, sendo apenas uns 5 % muito abastados, a maioria ligada a negócios com os governantes)? Esta situação só por si revela grande incompetência, pois como se diz nos fóruns até uma "dona de casa" saberia cortar nos gastos. Mas gerar riqueza...aí já não é para qualquer um...

Sem comentários:

Enviar um comentário