quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bill Gates, Paul Allen e o Altair 8800

[É muito interessante ver como se desenvolvem as ideias que posteriormente conduzem a produto físico final. Foi assim que começou a era do computador pessoal...]
FONTE: http://www.wired.com/gadgetlab/tag/popular-electronics/



[Autor: Miran Pavic, tradução de AZ]

Ed Roberts, o criador do primeiro computador pessoal do mundo, morreu ontem (Out. 2009) com a idade de 68 anos.
Roberts criou o Altair 8800, o primeiro computador popular a) acessível e b) passível de ser usado em casa, sem ocupar uma sala inteira. O
Altair 8800 foi também a plataforma que Paul Allen e Bill Gates usou para fazerem os seus primeiros programas e lançar a Microsoft.
[...] Roberts fundou a empresa Instrumentação Micro e Sistema de Telemetria (MITS), em 1970, para vender kits modelo de foguetes. Em 1971, para além dos foguetes MITS  começou a fazer kits de uma calculadora eletrônica. O projeto de Roberts consistia num kit de computador de baixo custo que uma ampla gama de clientes podiam pagar e usar. MITS terminou de construir o Altair 8800 em 1974 com algum atraso.


Pelos padrões de hoje, o Altair não era sexy. O computador de 439 USD "build-it-yourself "não tinha monitor e era operado por botões. No entanto, foi uma ruptura radical com enormes computadores centrais, na sua maioria pertencentes a universidades, e provou ser um sucesso comercial. Em agosto de 1975, MITS vendeu mais de 5 mil Altairs.
Bill Gates, um estudante de segundo ano de Harvard na época, e Paul Allen, trabalhando em Boston, viu o Altair 8800 na edição de janeiro de 1975 da Popular Electronics.
A dupla imediatamente decidiu ser o primeiro a escrever programas para a máquina, em linguagem de programação BASIC.
O único problema que tinham? Eles não tinham acesso a um real Altair 8800.
Em vez disso, eles criaram um emulador de BASIC que trabalhou em um computador mainframe PDP-10 em Harvard.
De acordo com livro de Stephen Mantes 'de 1994, relativa Gates, o team foi logo chamando Roberts e alegando que eles têm programas BASIC pronto para rodar num computador Altair.
Eles foram para a sede da MITS "em Albuquerque, Novo México, para apresentar os seus produtos.
Esta foi a primeira vez que viram o Altair. Para sua surpresa maior, o código BASIC que eles desenvolveram em um simulador trabalhou quase perfeitamente em sua primeira corrida em um Altair real.
Um mês depois, a Microsoft foi fundada.
Roberts não ficou por perto para a revolução do computador que se seguiu.
Ele vendeu a MITS, mudou-se para a Geórgia no final de 1977, matriculando-se numa escola médica, e em 1988 iniciou a sua própria prática médica em Cochran, Georgia.
O Altair feito por Robert  foi o primeiro computador das massas, de baixo custo. Ele era menor e menos poderoso do que a maioria dos computadores disponíveis no momento, mas era muito melhor adaptados às necessidades de usuários comuns. Soa familiar, não é?"



Veja esta entrevista com Paul Allen no link acima e o desentendimento que se seguiu entre ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário