quarta-feira, 2 de maio de 2012

Governados por gente sem seriedade alguma!

Falando com este e aquele, vamos descobrindo que, quem pode, procura emigrar no futuro próximo. Outros já daqui abalaram. Assim continuando, mais aldeias se esvaziarão na terna negritude da noite. Mais amigos partirão. No final, quedaremos rodeados por estranhos, por políticos, por corruptos. E é isso mesmo que assusta. Somos governados por gente sem seriedade nenhuma, faz tempo demais. Gente que nada sabe da vida, gente que nunca criou, e criar um país novo está muito além dos seus dotes morais e espirituais. Até muito para além da incipiente formação "técnica" que julgam ter...Segundo Raúl Brandão, o Rei D. Carlos terá dito "país de bananas governado por sacanas". Que verdade! Das duas uma, ou ficamos e combatemos por um país melhor, ou partimos de vez. Tal como Sodoma e Gomorra, sem olhar em momento algum para trás. Valerá a pena lutar? Confesso sinceramente que não estou absolutamente certo. Ainda.

E, sem vergonha nenhuma na cara, os nossos "governantes sacanas" persistem no mesmo discurso da austeridade, quando já todos sabemos o que se passou, o caso do BPN, do Freeport, o saque das empresas públicas, as PPP, as reformas milionárias de quem serviu o regime, e todos os demais roubos perpretados à profusão...E todos saiem impunes, apesar dos gastos brutais nos tribunais, pagos pelo bolso da população sacrificada até à exaustão. Este regime assusta porque nada nos garante, nem salários, nem subsídios, nem pagamentos a tempo e horas, nem a segurança de um final de vida com dignidade, depois de longos anos afogados neste suplício...Francamente, quando despertamos todos para a necessidade de terminar este período sombrio da nossa história?!

Vivemos num país que faz pelo menos uma década vem caindo numa espiral de empobrecimento contínuo. Se hoje é assim, amanhã será assado. Nada faz sentido, ou é feito com o fito de progresso e bem-estar nacional. Não se pode confiar nesta gente. Agora dizem que só em 2018 será reposto o subsídio de férias. E o que fazemos até lá? Os projectos que ficarão para sempre na gaveta, e os ideais por realizar? E as vidas que se querem vividas? Nada aqui é se´rio, caros concidadãos. Desde o chefe de orquestra, escavado da silva, até ao mais pequeno operador deste "teatro corrupto", nada aqui é sério...
Discutia eu hoje ao almoço com velhos amigos sobre o futuro negado deste país e das suas gentes. Entretanto um dos meus amigos refere que no portal do governo, o passos coelho teria aberto uma página para que os cidadãos se expressassem "livremente", podendo mesmo o incauto cidadão sugerir ao governo ser líder de algum "movimento" com dado fim. Depois, foi-se a ver, só poderia ser um "movimento" por cabeça, e depois, o período de inscrições afinal teve a duração de dois meses, findos os quais estava encerrada a página. Chamei-lhes a atenção de que essa iniciativa não era para levar a sério. Aliás, neste país nada é para se levar a sério. Não adianta acreditar nessa gente, gandulagem impune, não se interessam por criar riqueza. Para quê? Eles já têm que chegue...Nem passa na cabeça de muita gente de que eles estão ali apenas para colher impostos, apoderarem-se de bens móveis e imóveis, vem até aí a bomba do IMI, acto de terrorismo de Estado moderno, saído dos cérebros que vivem da gandulagem na política. E pois não! Aqui estamos nós para as próximas eleições "democráticas"! Votem no Bloco Central!...

Ah!, meus caros concidadãos! O sonho foi-se. O Ensino, as Universidades, a Saúde, o valor do trabalho, são bens na cabeça dos povos evoluídos, não passa pela cabeça desta gandulagem, ou mesmo por falta de formação (conhecemos bem a história de alguns, adivinhamos a de outros) ou, quiçá! estamos face a um problema genético, como o suspeitava Fernando Pessoa. Se ele tiver razão, o melhor é zarpar! Enfim, problema complexo certamente, e o corpo e a alma estão aqui para pagar.

Sem dúvida alguma que esta "linhagem de políticos" ficará para a história de Portugal...ensinada nos bancos da escola e relembrada no silêncio das nossas consciências com um misto de náusea, vergonha, acanhamento. Mas será que não há alguém que reponha a verdade? Não me parece. Esta é a realidade de um país abandonado, anémico, brutalmente governado por gente que escorraça quem não serve, quem não lhes serve. Um Portugal em Vão.  Onde está a inteligência deste país? Onde está a vontade de progresso, de lutar por ela como quem luta pela vida? Que venha a 4ª República, com gente nobre que ama o seu país e que ama os outros. Que venha a 4ª República e julgue em Tribuunal os que nos levaram a esta miséria! Que venha a 4º República e traga tranquilidade, respeito, progresso, saúde, educação da mais alta qualidade! Que venha a 4ª República e relance o diálogo com as nossas ex-colónias numa plataforma construtiva! Que venha a 4ª República e das cinzas renasça o Sonho de um Portugal com Futuro !

AZ

Sem comentários:

Enviar um comentário