domingo, 11 de setembro de 2011

Sobre a Exploração Mineira em Portugal

Está provado que, quando certas condições são verificadas, a exploração mineira provê uma contribuição crucial para o desenvolvimento e enriquecimento de um país. No passado, foram essas condições que favoreceram o desenvolvimento das maiores economias do mundo, entre elas os Estados Unidos da América, o Canada e a Australia. A exploração mineira na região de Antofagasta, reduziu a pobreza nesta região do Chile em mais de 60%, no período entre 1990 e 2003. Em países pobres como o Gana e o Peru, a exploração mineira providenciou uma aceleração rápida para o crescimento.

Graças à denominada Facha Piritosa Ibérica, Portugal cobre uma das áreas mais ricas em minerais na Europa Ocidental. Já foi o maior produtor de cobre da União Europeia, berílio, ligas de ferro, estanho e tungsténio. As minas da Panasqueira foi o maior produtor de tungsténio do mundo. A indústria metalo-mecânica, refinarias e produtos químicos encontravam-se em 2002 entre as maiores indústrias do país.
Tungsténio, estanho e conglomerados de ferros,situam-se no norte, pirites de cobre no sul, antracite e linhite no centro do país.
     
As minas de Neves-Corvo (51% do capital é detido pelo governo, consta) tem a capacidade de 500,000 toneladas anuais de cobre e 5,000 toneladas anuais de estanho para os próximos 20 anos. s per year of tin, and a mine life of 20 years. Portugal produziu arsénico branco, manganesio, prata, uranio, "anhydrite, hydraulic cement, refractory clays, diatomite, feldspar, gypsum, kaolin, hydrated lime, quicklime, lepidolite (a lithium mineral), nitrogen, pyrite and pyrrhotite (including cuprous), rock salt, sand, soda ash, sodium sulfate, stone (basalt, dolomite, diorite, gabbro, granite, both crushed and ornamental, graywacke, calcite marl limestone, marble, ophite, quartz, quartzite, schist, slate, and syenite), sulfur, and talc" [cito este documento]. Na região de Évora temos mármore de grande valor, e novas e recentes descobertas mineralógicas prometem enriquecer a nossa produção.
Actividades de exploração de ouro continuam nas Minas de Jales.

A distribuição das minas pode ser vista no sítio do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e na página Web da Avrupa Mining, que tem 7 explorações em Portugal. 

Tudo isto é muito promissor para o nosso futuro e a minha pergunta para os nossos governantes é esta: em que é que toda esta exploração reverte para o nosso desenvolvimento. Porque nada se fala destas actividades? Porque se empobrece a discussão sobre estes temas?

Abrão Zacuto.


       

1 comentário:

  1. A questão dos nossos recursos endógenos, não constitui mais um um tema da voluntária pobreza mediática - a palavra não existia no Estado Novo, mas estou certo que
    o Salazarismo a incluiria no seu dicionário ditatorial -, mas de uma nossa tendência genética em dar aos outros o que melhor temos Hoje, essa tendência sepulcral é visível e bastará ver (se se conseguir)investigar o caso do mineral lítio. JM

    ResponderEliminar