segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Contribuições portuguesas para a civilização

Entristece-me o esquecimento da nossa história. Assim, perdemos a consciência de quem somos, e a ideia clara para onde talvez um dia possamos todos partir enquanto povo singular e pequena nação...

Neste caminho pleno de escolhos que todos nós temos pela frente, com os nossos pais e avós e crianças em nosso redor, primeiro proponho-vos uma catárse...um choque colectivo, vendo uma série de extractos de filmes, programas, e séries televisivas, onde os portugueses são retratados, para seu bem ou para sua mágoa !?...

http://youtu.be/_sOR_JWmiG0

Com que sentimento ficou?...bom, há muito fundamento no que é dito sobre nós, e também há muita ignorância naquilo que dizem de nós...
Com este sentimento no coração decidi-me a deixar algumas notas cruciais, para que as usemos sempre que o esquecimento de quem somos se apoderar de nós. Não é minha intenção alimentar egos, pois é sabido que o português também é fanfarrão, na sua ignorância. E os vídeos acima citados são um espelho disso mesmo, o karma que herdámos de tanta estupidez nacional.

Qual a contribuição dos portugueses para o progresso da humanidade? Aqui irei registando, ao longo do tempo, aquilo que sei e aprendo:

- Inventaram a caravela em 1410 tornando possível a navegação global. Colombo "descobriu" a América com três caravelas. Henrique, o Navegador (ou o Infante Dom Henrique, duque de Viseu) condenava à morte os carpinteiros das caravelas que revelassem os segredos da construção da caravela. Com a sua determinação conseguiu lançar Portugal numa epopeia ímpar [Comentário: terá sido decisivo o facto de ser filho de uma princesa inglesa, Dona Filipa de Lencastre? ]
- Foi Pedro Nunes que inventou o nónio, instrumento de precisão, precursos do vernier. Quem usa um paquímetro, usa um legado de um extraordinário matemático e inventor português.
- Nunes descobriu, entre muitas outras coisas, uma curva de importância fundamental em navegação e matemática em espaços não-euclideanos: a loxodrómia. É a trajectória mais simples (não a mais curta) entre dois locais próximos do nosso planeta esférico.
- Navegadores portugueses inventaram a vela latina e a possibilidade de navegar à bolina (contra o vento).
- Introduziram armas no Japão, rompendo com o ciclo constante de guerras entre senhores da guerra japoneses, abrindo o Japão ao desenvolvimento e permitindo tornar-se uma das maiores potências económicas mundiais. Os japoneses têm um especial carinho por nós. Em qualquer lado do Japão podemos levantar dinheiro das ATM em língua portuguesa (devido ao grande número de japoneses que emigraram para o Brasil).
- Técnicas de culinária no Japão, a "tempura". O leque enorme de palavras que se encontram no dicionário japonês de origem portuguesa. A pastelaria japonesa tem semelhanças com a nossa, em particular o Pão de Ló (que ali se chama "Castero").
- Os judeus foram expulsos de Portugal com a Inquisição (na verdade ainda não formalmente declarada extinta pelo Vaticano) mas foram os fundadores do primeiro banco do mundo, o Banco de Inglaterra. [Em minha opinião foi o maior erro cometido pelo nossos governantes desse tempo...] Leiam esta palestra dada por Manuel Luciano da Silva na Roger William Univeristy, Bristol, Rhode Island. Vale a pena.
- Foram os Franceses que ofereceram aos USA a famosa Estátua da Liberdade. Na sua base, numa place de bronze, encontra-se um poema da autoria de uma judia portuguesa, Emma Lazarus, sobrinha de Benjamin Cardozo,  advogado americano e associado ao Supreme Court Justice com contribuições importantíssimas para o desenvolvimento da lei nos USA. Esse poema aqui está:
 
Not like the brazen giant of Greek fame
With conquering limbs astride from land to land;
Here at our sea-washed, sunset gates shall stand
A mighty woman with a torch, whose flame
Is the imprisoned lightning, and her name
Mother of Exiles.  From her beacon-hand
Glows world-wide welcome; her mild eyes command
The air-bridged harbor that twin cities frame, "Keep, ancient lands, your storied pomp!" cries she
With silent lips. "Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore,
Send these, the homeless, tempest-tossed to me,
I lift my lamp beside the golden door!"

by Emma Lazarus, New York City, 1883

- Jacob Rodrigues Pereira, um "cristão-novo", um dos inventores da linguagem gestual para mudos.
- Os seus sobrinhos, irmão Pereire, foram grandes banqueiros franceses que finaciaram a construção da primeira linha férrea em França e foram fundadores da Societé Générale du Crédit Mobilier.
- Uma princesa portuguesa lançou a tradição do chá das 5 no Reino Unido. Foi Catarina de Bragança.

[Continuarei proximamente]

Abrãao Zacuto

Sem comentários:

Enviar um comentário