quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Passos Coelho & Co.: os coveiros de Portugal...

Este artigo do The New York times mostra uma realidade que nos é negada pelos "governantes" da nossa desprezada nação.
A situação económica está bem caracterizada:
O rácio da dívida de Portugal para a economia global, ou o produto interno bruto, foi de 107 por cento, quando recebeu o socorro. Mas a razão tem crescido desde então, e até 2013 deverá atingir 118,6 por cento.

Isso não é necessariamente porque a dívida geral de Portugal está a crescer, mas porque sua economia está a encolher.

As projeções mais otimistas apontam para uma contracção de 3 por cento da economia em 2012, após um declínio de 1,5 por cento em 2011. Oficialmente, o desemprego está em 14,9 por cento, e mais de 30 por cento dos jovens do país estão fora do trabalho. Mas alguns analistas sugerem que o governo está subestimando a verdadeira taxa de desemprego, sobretudo para os jovens, que eles dizem pode correr tão elevada como 40 ou 45 por cento.

Hospitais estão fechando. Benefícios estatais, os salários públicos e pensões estão sendo cortados. Novos impostos foram adicionados, e os impostos antigos aumentaram. O governo vendeu sua participação na companhia elétrica nacional a uma empresa estatal chinesa.

No estrangeiro todos se admiram com a aparente conformidade dos portugueses, ao contrário do que se vê no resto do mundo, a meu ver mais por apatia e falta de discernimento do que por alguma virtude especial.
Mas, o que fazer?

Link aqui para o artigo do NYT.
AZ 

Sem comentários:

Enviar um comentário